A Banda




Aviões do Forró


Discografia:
A Banda possui 7 CD's e 4 DVD's. O "Volume 01 - Lamparinas" foi lançado ainda em 2002, e vendeu aproximadamente 200 mil cópias e contou com hits como "Não é nada disso (Bicicleta)", "Começo, meio e fim" e "Brinquedo em suas mãos". Em 2003, foi lançado o CD "Volume 02 - A Diferença está no Ar", que bateu o número de vendagens do primeiro projeto do grupo. No repertório, músicas como "Jeito de Amar (Já tomei porres por você)", "Coração" e "Amor de Motel".

O CD "A Diferença está no Ar - volume 3", que foi lançado em 2005, conta com canções eternas como "Tontos e Loucos", "Eu não vou mais chorar", "Titular e Absoluta", "Alta Estação", "Blá, blá, blá", e foi o responsável pelo reconhecimento da banda principalmente no nordeste do país. Prova disso, é que o projeto chegou a incrível marca de meio milhão de cópias vendidas. Um sucesso!!!


Embalados pelo enorme sucesso já alcançado em pouco tempo, no ano seguinte a banda divulgou mais um trabalho. Intitulado "Volume 04 - A Diferença está no Ar", o CD bateu uma marca ainda mais incrível, 700 mil cópias vendidas; entre as músicas de maior destaque, "Risca Faca", "Pode Chorar", "Fazer Valer", "Olha a Barriguinha". Ainda em 2006, a banda aproveitou para registrar em vídeo, os seus maiores sucessos.

O 1º DVD, gravado ao vivo na vaquejada de Itapebussu, no Ceará, foi lançado oficialmente em 2007, mesmo ano em que o Aviões do Forró lançou o "Volume 05 - A Diferença está no Ar". Quem não se recorda de "Tome, tome", "Bateu levou", "Indecisão", "Amor Covarde", "Vai dar Amor" e "Vem junto com o Avião"?



A agenda de shows totalmente lotada, impossibilitou um tempo necessário para que a banda planejasse e gravasse mais um trabalho oficial. O Aviões do Forró ficou cerca de 2 anos sem gravar novos projetos. Todavia, foi em junho de 2009 que os forrozeiros puderam conferir o CD "Aviões do Forró - volume 6". É neste CD que se tem as faixas musicais "Agora Chora", com participação especial da Banda Calypso, além de "Mulher não trai, mulher se vinga", "Eu sem você", "Pra você tanto faz" e "Quem ama Cuida".
Em 2010, Solange Almeida e Xand Avião lançaram o " Aviões do Forró - Volume 7", primeiro projeto com a gravadora Som Livre, e conta com "Pegadinha do Inglês", "Coração Teimoso", "Feito Capim", "Dá Beijinho que passa", "Se livra dela", "O Saco e o Lixo", dentre outras. Foi neste mesmo ano que eles também gravaram o 2º DVD. O Parque de Exposições de Salvador, na Bahia, foi o palco desse novo projeto, que teve participações de Ivete Sangalo e Dorgival Dantas.



Durante as comemorações do aniversário de 10 anos do Aviões do Forró, em 2012, a banda gravou o seu 3º DVD, em Fortaleza, no Ceará. O público presente se surpreendeu com a estrutura e com a novidade que tudo seria registrado e lançado em breve. Segundo Xand Avião, tudo foi fechado 15 dias antes do evento, sendo então, a banda forrozeira a primeira a gravar um DVD pela Som Livre sem divulgação antecipada. Dorgival Dantas e a dupla César Menotti e Fabiano foram as participações especiais.

Apesar da intensa agenda de compromissos, já que se trata do mês em que a banda faz uma quantidade de shows ainda maior, o Aviões gravou o seu 4º DVD em junho deste ano de 2015. Foi algo totalmente diferenciado; nada visto antes no cenário forrozeiro. Gravado no Beach Park, em Fortaleza, o palco enorme foi montado sob a água, e a plateia acompanhou tudo de dentro da piscina. Uma mega estrutura com vários painéis de leads fizeram parte do cenário; além disso, 14 das 17 músicas que fazem o repertório deste DVD, intitulado "Pool Party do Aviões", são inéditas.


Após um jejum de 7 anos sem discos físicos, a banda lança em 2017 um CD que traz 14 faixas. Com um estilo repaginado, trazendo músicas românticas e apostando em uma nova pegada para atrair os jovens, Xand Avião lança o "Voando Alto". o 1° CD solo após a saída da Solange Almeida. Entre as maiores apostas do álbum estão as canções "Inquilina", "De mãos atadas", "Uber", entre outros.


Turnês internacionais:
O Aviões do Forró já realizou quatro turnês internacionais. A primeira foi em maio de 2008, quando Solange Almeida e Xand Avião fizeram três shows pelos Estados Unidos: New Jersey, Flórida e Boston. Em fevereiro de 2011, a banda embarcou para a sua segunda experiência internacional, mas desta vez no continente Europeu.  Zurich (Suíça), Amsterdam (Holanda), Porto e Lisboa (Portugal) receberam pela primeira vez a banda de forró que fazia o maior sucesso no Brasil, na época.

No ano seguinte, a banda voltou a Europa, e realizou três shows: voltou à Amsterdam e Zurique, e fez show também em Oeiras, Portugal. Já em 2014, os Aviões do Forró mostraram que continuem firmes e fortes no Brasil e fora dele também. Em sua quarta tour internacional, sendo que a terceira na
Europa, Zurich (Suíça), Amsterdam (Holanda), Lisboa (Portugal) e Bruxelas (Bélgica), receberam o melhor forró do Brasil.


Como ocorre tradicionalmente, no mês de fevereiro de 2016 teve mais aventuras fora do país:  além de Zurich, na Suíça, Londres, na Inglaterra e Stuttgart, na Alemanha, receberam Solange Almeida e Xand Avião pela primeira vez.


Em outubro do mesmo ano, o Aviões do Forró mostra que realmente está consolidado no mercado musical. O grupo realiza mais uma turnê internacional, desta vez, de volta aos Estados Unidos, passando pelas cidades de Orlando, Boston, Nova York e Miami.


Eventos/Curiosidades:
Em 2006, a banda Aviões do Forró participou pela primeira vez do evento Fortal, em Fortaleza, Ceará. O grupo foi o responsável por inaugurar a moda do "forró elétrico", quando uma banda de forró mistura ritmos de carnaval e axé. No 'Festival de Verão de Salvador', participou nos anos de 2007, 2008, 2010, 2012, 2013, 2014 e 2015. No Carnaval de Salvador, a maior festa de rua do planeta, desde 2009 a banda emplaca o bloco Aviões Elétrico, que desfila no circuito Barra/Ondina toda sexta de carnaval. Já assinou presença em outros grandes eventos de renome nacional como a Festa do Peão de Barretos; Villa Mix Brasília; Olinda Beer; Fest Verão Guarapari; Verão Vida e Arte; Coca Cola Mix; Festeja Goiânia; Micareta de Florianópolis; Festival de Alegre; Forró do Sfrega; Brega Light; Caldas Country.

Já fizeram participações em projetos e/ou gravaram músicas com diversos artistas como Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Michel Teló, Italo e Renno, Vicente Nery, Dorgival Dantas, Psirico, Asa de Águia, Harmonia do Samba, Marina Elali, João Bosco e Vinicius, Revelação. 


Os cantores também já gravaram campanhas para grandes empresas nacionais como a Brahma, Ótica Diniz, Dupé, Yamaha, Primor, P&G, Skol, dentre outras várias.


O Aviões do Forró já fez shows em quase todos os estados brasileiros.


Mídia - TV:
A primeira aparição em mídia nacional ocorreu em 2005, quando Xand e Sol foram apresentados por Regina Casé no programa Central da Periferia do Fantástico, na Rede Globo. A partir daí, uma lista extensa de atrações nacionais já fazem parte do currículo do Aviões do Forró. Na Rede Globo por exemplo, já possui várias passagens pelo Domingão do Faustão; além de TV Xuxa; Mais Você; Altas Horas; Estrelas; A Turma do Didi; Estação Globo; Esquenta; Show da Virada; Criança Esperança; Caldeirão do Huck; Encontro com Fátima Bernardes; Sai do Chão; foi a primeira banda de forró a participar do Big Brother Brasil (2011 e 2014); Programa do Jô.

Na Rede Record, Programa do Gugu; teve seus cantores imitados no programa O Melhor do Brasil, apresentado por Rodrigo Faro, além de Legendários e Hora do Faro. Já no SBT, participou no programa da Hebe em 2006, e em 2015 recebeu homenagem no programa Raul Gil. Além do Música boa AO Vivo; Globo de Ouro. Fora matérias em atrações como Vídeo Show, TV Fama, Programa da Tarde, Jornal Hoje, Hoje em Dia, Hora do Faro dentro outros. 


No ano de 2011, a banda passou por uma nova experiência ao emplacar a música "Ovo de Codorna", originalmente interpretada por Luis Gonzaga mas que foi regravada por Xand, na novela das 7, Morde & Assopra, da Rede Globo. Em 2012 fez parte da trilha sonora de mais uma novela da Rede Globo. A música "Correndo Atrás de mim", composta por Renato Moreno, um sucesso do próprio grupo, foi emplacada na novela das 9, Avenida Brasil

A parceria Aviões e Renato Moreno fez o grupo emplacar, pela terceira vez, um sucesso em uma novela Global. em A Regra do Jogo, de Emanuel Carneiro, o mesmo autor de Avenida Brasil, Sol e Xand cantam a música "Safadim, safadim".


Prêmios:
A banda ganhou discos de Ouro e Platina pela vendagem de, respectivamente, 50.000 e 125.000 cópias vendidas. Na festa de aniversário de 9 anos da banda, em Fortaleza, no dia 11 de outubro de 2011, Xand e Sol ganharam Disco de Ouro pela vendagem de mais de 50.000 mil cópias do CD/DVD gravado em Salvador. Já no Domingão do Faustão em 2012, a dupla recebeu Disco de Platina pela vendagem de 100.000 cópias do CD/DVD Ao vivo em Salvador.

Solange Almeida, Xand Avião e a banda Aviões do Forró ganharam por inúmeras vezes, prêmios de ''Melhor Cantora'', ''Melhor Cantor'', e ''Melhor Banda'', respectivamente.

Já foram homenageados em programas de TV, além de também serem homenageados durante o Festival Nacional da Música em Canela, Rio Grande do Sul.


Projetos:
Tendo a inovação como uma das prioridades, a banda sustenta vários projetos que são levados para várias partes do país, como Aviões Sunset, Aviões Beach, Boate do Aviões, Aviões Private, Aviões Fantasy, Arraiá do Aviões, entre outros.

Nova Fase 2017:
Atualmente, a banda foi renovada. Solange Almeida seguiu carreira solo e Xand Avião está no comando do Aviões, ao lado do trio 'Black Vocals' e músicos. Em sua nova fase, #NoComando, a banda já conseguiu bater recordes, com mais de 2 milhões de download no seu novo repertório em 2 meses de divulgação. Além dos downloads, todos os eventos da banda nesta nova fase estão com ingressos lotados, em maio, a banda lança seu 9° álbum pela "Som Livre" com 14 músicas inéditas, incluindo os sucessos novos como: "De Mãos Atadas", "Dez a Zero", "Mexe-mexe" e "Solteiro não leva chifre".


José Alexandre
Nome: José Alexandre Filho
Apelido: 'Xandinho' e 'Xand Avião'
Data de nascimento: 24/03/1982
Cidade natal: Itaú/RN
Filhos: Águida, Adrian, Enzo e Isabella
Status: casado com Isabele Timoteo

Twitter;

Instagram;
Facebook;






Músicos

- Pedalada / bateria;
- Magnata / percussão;
- Horleans / teclado;
- Thiago Sobral / guitarra;
- Netinho Viana / baixo;
- Elinaldo/ sanfona;
- João Ricardo / trompete;
- Edjecson / trombone;
- Ed Barros / saxofone;
- Dedé / backing vocal;
- Flávia / backing vocal;
- Gaspar / backing vocal;


Outros: 
- Tuyck: técnico de som; 
- Waguim Elite Cds: gravador oficial; 
- Diego: fotografa; 
- Mimi: motorista;
- DJ Ivis - Produtor Musical